27 de janeiro de 2009

Estrelas Tradicionais na Árvore de Nalal de LDT








Cartões de Natal do Gauja National Park





No época Natalícia realizamos alguns woorkshops onde aprendemos a fazer postais de Natal. O principal motivo destes postais foram os morcegos, isto porque são o simbolo do Gauja National Park.
É sempre bom aprender novas habilidades.

Tartu- Estónia




Tartu é a segunda maior cidade da Estonia .
Na Estonia, é considerada a capital universitaria do país, devido a localização da conceituada Universidade de Tartu.
Tartu se situa 186 km ao sudeste de Tallinn, a capital da Estonia, e é considerada o centro da região sul da Estonia. O Rio Emajõgi, que conecta os dois maiores lagos do país, atravessa a cidade.

Primeiro Nevão na Letónia








Dia National da Letónia - 18 Novembro- Sigulda

Na Letónia o dia 18 de Novembro é dia da Independência e dedicado a todos os soldados que morreram pela pátria, lutando contra as invasões alemãs e russas.
Realizou-se um desfile que começou na Câmara Municipal de Sigulda, onde foram distribuídas tochas pelos participantes.
Durante o percurso existiram várias paragens junto de Monumentos importantes para a população e aí se declamaram poemas ou lindas canções foram entoadas, em memória dos soldados.
No final dirijimo-nos para o Centro Cultural de Sigulda, onde assistimos a um filme que abordava a história da Letónia. As várias invasões sofridas e a luta constante em defesa da pátria.

Câmara Municipal de Sigulda, onde foi cantado o hino nacional e hasteada uma nova bandeira.....
As tochas empunhadas pelos participantes...



História da Letônia
Vikings, russos, suecos e alemães invadem a região entre os séculos IX e XII. O cristianismo é imposto à força pelos alemães às tribos locais, reduzidas à servidão.
O domínio alemão sobre a Confederação Livoniana (Estônia, Letônia e Lituânia) prolonga-se por três séculos, até que a extinção da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, em 1561, leva ao seu desmembramento.
A Letônia cai, então, sob domínio polonês e depois sueco, antes de ser incorporada ao Império Russo no século XVIII.
O czar russo Alexandre I abole a servidão na Letônia em 1817, medida adotada na própria Rússia só 40 anos depois. Mas os aristocratas alemães, descendentes dos conquistadores do século XII, mantêm a propriedade da terra como seu privilégio exclusivo, o que alimenta o sentimento nacionalista letão.
Em 18/11/1918, aproveitando a derrocada do Império Russo durante a I Guerra Mundial e as dificuldades enfrentadas pelo novo regime soviético, o Conselho Nacional letão proclama em Riga a independência do país. Em 1934 instala-se o regime autoritário dirigido por Karlis Ulmanis.
Em 1940, nas manobras iniciais da II Guerra Mundial, a URSS invade a Letônia, como conseqüência de um acordo entre os chanceleres Molotov e Ribbentropp, referente à partilha de vastas regiões do Leste Europeu entre a URSS e a Alemanha nazista.
No decorrer da guerra, o país é ocupado pela Alemanha nazista, de 1941 a 1944. Em 1945, com a derrota alemã, a Letônia volta a fazer parte da URSS.
A integração da Letônia ao comunismo soviético, com a coletivização da agricultura e a estatização das empresas, é conseguida à custa de pesada repressão.
Centenas de milhares de camponeses são removidos de suas terras, presos, deportados ou executados. O governo soviético instala grande número de imigrantes russos no país.
Independência da Letônia
Em 1987, durante o governo reformista de Mikhail Gorbatchov, surgem em Riga as primeiras manifestações de massa contra o domínio soviético. A Frente Popular, criada no ano seguinte a partir da união de diferentes grupos políticos, conquista, em 1989, ampla vitória nas eleições legislativas, com sua proposta de transição para a independência.
Esta é proclamada no dia 21/08/1991. Ressentimentos étnicos exprimem-se na Lei da Cidadania, aprovada em outubro. Ela só concede cidadania a quem comprovar 16 anos de residência no país, o que exclui grande parcela dos moradores de origem russa.
Em setembro de 1994, os últimos soldados russos retiram-se do país...

Educação Ambiental- Água e Corpo Humano









9 de janeiro de 2009

Educação Ambiental- Gauja National Park-Novembro

Durante o meu Evs no Gauja National Park realizei algumas actividades de educação ambiental. Este projecto surgiu quando deparamos que um dos problemas do Gauja National Park era a existência de lixo por todo o lado, na floresta, no rio e na berma das estradas.
Acahmos que seria necessário uma intervenção junto da população local,mais propriamente de Sigulda, sendo os estudantes o primeiro alvo.
Estas actividades iniciaram-se em Novembro e realizaram-se no Balta Pils.
O primeiro grupo que recebemos tinha entre 8 a 10 anos. A sua língua materna era o russo mas percebiam letão, sendo as actividades realizadas e explicadas em letão.
O tema foi Água, Poluição e Reciclagem.
Começamos por explicar os vários estados da água: sólido, líquido e gasoso. Posteriormente as crianças colocaram os cartões com os vários estados da água nos respectivos locais.
Seguidamente descrevemos o ciclo da água e onde se encontravam os vários estados na atmosfera.
Explicamos o que era a plouição e pedimos para identificarem onde existia poluição na atmosfera.
Realizamos uma actividade com flores, de modo a demonstrar o que era poluição.
Terminamos com a construção de instrumentos musicais, feitos com rolos de papel higiénico, ervilhas secas, plástico e fita cola.








Krimulda -Letónia-Outubro